"O Que Será?" Um Presente para a Escola Carlos Frederico Schubert

Título: “O que será?” 
Técnica: Pintura sobre Tela 
Dimensões: 50 x 70cm

 

"À EMEF Carlos Frederico Schubert / Montenegro-RS 


A pintura sobre tela que entrego a vocês hoje, dia em que a EMEF Carlos Frederico Schubert completa mais um ano de vida, é um presente que festeja, por meio de linhas e cores, este querido lugar que eu aprendi a amar: um lugar alegre, colorido, cheio de vida, um espaço de trocas, histórias, um universo a explorar. 

Pedi para a Diretora Gabriela Kranz Ernzen que registrasse e me enviasse algumas fotografias para que elas servissem de inspiração para a tela e pedi que nelas não faltasse a essência, o principal, o porquê da existência de uma escola: os alunos. 

Pedido cumprido com muito sucesso, ela enviou várias imagens, de vários ângulos diferentes, todas lindas. Então resolvi não deixar nenhuma delas de fora. 

A pintura que entrego à Escola hoje é o resultado de linhas que dançaram soltas sobre a tela enquanto eu observava imagem por imagem, um exercício parecido com aquele que muitos já experimentaram na escola ao ouvir uma música representando-a com movimentos e linhas sobre uma folha de papel. 

Quem dançou sobre a minha tela, primeiramente, através do traçado de um lápis, foram as imagens da Escola que ficaram embaraçadas com o meu traço. Posteriormente elas foram sendo desembaraçadas e desvendadas pelos pincéis através do colorido das tintas. 

E este foi o resultado, um universo cheio de detalhes, que só fará sentido quando for explorado por cada um de vocês. Nela há muito para se descobrir como também no dia a dia de uma escola. O que será? Ah! São tantas coisas... 

Entre tantas, uma dica: lembranças minhas da época em que meus filhos Gabriel e Mateus estudaram nesta escola, como a Noite do Pijama, insinuada para mim com o mistério das corujas e das estrelas. Estrelas que brilharam naquela noite, mas que seguem iluminando quem participou daquele adorável momento de aprendizagens e saberes. Estrelas que brilham a qualquer hora dentro das lembranças e do coração. Uma luz presente também em cada nova descoberta que se transforma em aprendizagem dia após dia.

E os outros momentos? Ah! Estes ainda estão por vir e, cada um, ao seu modo, poderá descobri-los, descobrindo-se. 

Por fim, cito o nome que escolhi para esta obra:

Título: “O que será?” 
Artista: Cristina Meirose 
Técnica: Pintura sobre Tela 
Dimensões: 50 x 70cm 

Apreciem sem moderação, inspirem-se, soltem a imaginação sem medo e sem regras para o imaginar e o criar. 
 Com muito carinho, grande abraço, 

Montenegro, 11 de novembro de 2022." 

Cristina Meirose



Imagem: EMEF Carlos Frederico Schubert / Montenegro - RS